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5 Dicas para Convencer seu Chefe a Investir em Treinamento

Em nossos anos de experiência, percebemos que nem sempre o empresário é o responsável pela falta de investimento em treinamentos e sim do responsável pela área não estar preparado para convencê-lo com bons argumentos. Sabendo disso, separamos 5 dicas para você convencer seu chefe a investir em treinamento.

Trabalho já a uns bons anos com treinamento e desenvolvimento, já participei de todas as fases de implantação de um programa de treinamentos: levantamento de necessidades, planejamento, preparação, execução, feedback, etc. Por isso compreendo que uma das fases mais difíceis estão no inicio, na hora de convencer o “investidor”  empresário que vai abrir a mão e colocar o seu dinheiro em treinamento para seus funcionários.

Em todos esses anos, percebi que nem sempre o empresário é o responsável pela falta de investimento em treinamentos (em média 0,83% do faturamento da empresa segundo a ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) e sim do responsável pela área não estar preparado para convencê-lo com bons argumentos.

Sabendo disso, separei as 5 dicas imprescindíveis para conseguir investimento em treinamentos. São eles:

  1. Saiba muito bem as características e os benefícios

Antes de sugerir algo para seu chefe, tenha muito em mente o porquê daquele treinamento. Treinar só por treinar não faz sentido. Antes de pensar em treinamento, se pergunte qual problema esse treinamento resolverá (ou pelo menos ajudará resolver). Apresente a ele não só as características de um treinamento, mas também os benefícios. Exemplos é mostrar que o treinamento irá aumentar a vantagem competitiva, elevar a qualidade do produto, aumentar a produtividade, diminuir a rotatividade, eliminar erros de processo, multiplicar o número de vendas, e por ai vai.  O importante é que compreender que todo treinamento deve ter um objetivo, pois dificilmente você vai convencer ele sem utilizar algumas dessas palavras: Aumentar, elevar, diminuir, eliminar, multiplicar.

  1. Descubra o que ele valoriza

Para “vender” a ideia não adianta você utilizar de argumentos que seu chefe não valoriza. Então se coloque no lugar dele. Parece obvio pensar que todo gestor sempre vai valorizar o resultado financeiro e você está certo, mas só isso pode não convencer. É aí que entra o que especificamente o seu gestor valoriza. Vamos usar o exemplo de um treinamento de liderança. Se seu chefe é do tipo que vive reclamando que queria ter mais tempo, um bom argumento é que quando os líderes abaixo dele estiverem melhores preparados, conseguirão resolver melhor problemas sozinhos, assim ele terá mais tempo. Se ele valoriza o clima organizacional, você pode utilizar o argumento que investir nesse treinamento pode unir os líderes e dar-lhes ferramentas para conviver com conflitos no trabalho. O primeiro argumento talvez não funcione com o segundo líder e vice-versa, por isso entenda primeiro o que ele valoriza para depois usar o argumento certo.

  1. Monte um projeto completo antes de apresentar

Por favor, nunca apresente uma proposta de treinamento para seu gestor sem informações que ele precisa. Nada de “acho que seria legal um treinamento para a equipe”. Você pode ser surpreendido com um “quanto custa?” “quantas horas de treinamento” “a que horário aconteceriam os treinamentos”? “só o treinamento resolve esse problema?”. Se não tiver a resposta, sua credibilidade vai ao chão junto com sua chance de convencer ele a investir. Antes de conversar com ele sobre isso, una as informações que com certeza ele vai querer saber:

  • Quanto vai custar?
  • (local, consultor externo, material para o treinamento, horas extras, coffee break ,etc)
  • Qual o objetivo do treinamento?
  • Como você irá medir o impacto do treinamento?
  • Quem vai ser o responsável pelo treinamento?
  • Qual o resultado financeiro você espera?
  • Esse resultado justifica o investimento?
  1. Sugira opções dentro da sua realidade

Tenha conhecimento sobre a situação financeira da empresa, bem como seu potencial de investimento. Assim você saberá quais serão as sugestões que se aproximam do que seu chefe aceitará.

Se você precisa convencer o seu chefe que investir em treinamento é um bom negócio eu imagino que sua empresa não tem a cultura de treinamentos, portanto pegue leve no inicio. Seria perfeito se todas as empresas já disponibilizassem uma verba específica para treinamentos, mas comece com programas mais simples para mostrar resultados. Priorize as equipes que estão mais emergentes e\ou trarão resultados melhores através desse treinamento.

  1. Use exemplos de outras empresas e/ou de concorrentes

Uma boa tática é utilizar exemplos de empresas que ele conhece e principalmente tem como referência. Use esse exemplo quando ele elogiar alguma empresa que admira, traz mais credibilidade. Muitos empresários valorizam o que dá certo em empresas próximas antes de investirem, principalmente quando envolve instrutores externos. Outro exemplo é mostrar que a concorrência está investindo, isso faz com que o senso de risco tome conta da situação, sendo um bom aliado, até por que ninguém quer que o concorrente esteja mais preparado.

Jonata Lima é psicólogo, pela Universidade Católica Dom Bosco, especialista em psicologia organizacional e do trabalho com gestão em qualidade. Também possui formação e certificação internacional em life coach e é Executivo de treinamento da COPPINI