Trabalho não é emprego. E qual é a diferença de fato?
Janeiro 28, 2016
Em tempos de crise, cada um se vira como dá!
Fevereiro 18, 2016

5 dicas para ser o candidato que as empresas procuram

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e as empresas cada vez mais rigorosas na seleção do candidato que procuram. Somado a isso, devido a diversas informações e dicas a respeito de o que fazer e como fazer para conseguir um emprego, é muito comum ver pessoas com dúvidas na hora de elaborar o currículo ou até mesmo em como se portar em uma entrevista de emprego.

Confira 5 dicas essenciais que as empresas focam na hora de escolher um candidato

1 – Preenchimento do currículo: O que mais importa neste momento é a colocação correta dos dados pessoais, principalmente do telefone, que vai fazer com que a empresa consiga entrar em contato com você. A segunda parte deve informar sua graduação e especializações (caso tenha) e todas elas devem conter a data de conclusão. Outro ponto extremamente importante são as informações a respeito da sua experiência, e aqui é possível ser objetivo, inserindo o cargo que ocupou, a empresa, o período de permanência e aí então detalhar as atividades exercidas nesta função. Qualquer outro curso ou conhecimento que você tenha, deve ser inserido, como inglês, informática e outros, e também, mencionar o nível destes conhecimentos.

2 – Candidatura de acordo: A vaga na qual você está se candidatando é realmente compatível com seu conhecimento e experiência? Isso vai demonstrar se você está mesmo interessado no trabalho ou apenas buscando um emprego. Geralmente as empresas que fazem recrutamento e seleção tem controle de todas as vagas em que o candidato se candidatou, e se ele está concorrendo a diversas vagas diferentes, demonstra uma falta de foco ou de especificação da área do candidato. Portanto, só se candidate para as vagas que você atenda as expectativas do perfil exigido.

3 – Pontualidade: Esteja no local da entrevista com pelo menos 10 minutos de antecedência. Claro que você pode chegar no horário, mas deve se preparar para qualquer situação que o impeça de chegar na hora combinada. Chegar atrasado, mesmo que 5 minutos, pode demonstrar falta de comprometimento e interesse. E caso você tenha algum imprevisto, é muito válido ligar para a empresa informando.

4 – Apresentação pessoal: É fundamental que você esteja vestido corretamente para a entrevista. Causar uma boa primeira impressão é um ponto a mais na hora da seleção dos candidatos. Deve-se ter cuidado com os acessórios, no caso das mulheres, não sendo muito extravagantes e a maquiagem não deve ser exagerada. A garantia é estar elegante, com uma roupa bem limpa e passada, com cores neutras e confortáveis.

5 – Linguagem corporal e verbal: Sua postura e forma de se comunicar vão ser muito avaliadas no momento da entrevista. É preciso estar atento á forma de se sentar, seus gestos, forma de falar, expressões faciais e também tomar cuidado com os erros de português e gírias. Procure ser sociável e esteja aberto para as perguntas, mostrando segurança e organização dos pensamentos.

Então, se você deseja uma recolocação no mercado de trabalho ou almeja ser selecionado para aquela vaga que você tanto busca, procure se atentar para esses tópicos e ser o candidato que as empresas procuram. Boa sorte.

Haniela Simczak é psicóloga e coach, e atua há 4 anos como Consultora de Gestão de Pessoas na Coppini Estratégias Humanas. É graduada pela Uniderp.