5 atitudes que ninguém quer mais em sua equipe.
julho 7, 2016
5 Dicas para Convencer seu Chefe a Investir em Treinamento
agosto 4, 2016

7 dicas rápidas para a boa gestão da empresa familar

Fazer a gestão da empresa familiar requer alguns cuidados básicos. Preparamos 7 dicas rápidas para a boa gestão da empresa familiar.

1.Regra máxima: Tenha Regras!!!

Vale para qualquer relação, mas sobre tudo para empresas familiares. Se existem regras claras para o maior número de situações possíveis, todos estão respaldados por algo maior e fundamentalmente acordado.

 

2.Para regras, não há exceções!

Se necessário reformule a regra, mas nunca a quebre! Isso abriria um precedente sem volta.

3.Estipulem Regras possíveis e coerentes com os princípios da empresa.

Não importa o que os outros fazem, a conduta estipulada precisa ser viável para a realidade da sua estrutura familiar e empresarial. Simplesmente existe o que funciona para sua realidade e o que não funciona.

4.Seja rígido no que se refere a valores.

Uma empresa não se resume a seus donos, existem outros envolvidos, o que amplia a possibilidade de divergências culturais e de valores. E quanto a valores não há negociação!

5.Empresas podem ser frutos de sonhos, mas somente sonhos não são empresas!

Seus ideais cresceram, trate com profissionalismo. Seus parentes se encontram no almoço de domingo, na segunda você encontra com parceiros de trabalho. Saiba separar as coisas!

6.Meritocracia, esta é a atitude! 

Filho do dono é condição, cargo é conquista. Que uma coisa não afaste a outro, podem haver talentosíssimos filhos e o contrário também.

7.Sucessores naturais não são necessariamente gestores ou líderes. 

Avalie o interesse x habilidade.  Direitos adquiridos por vínculo familiares sempre existirão o que não significa a obrigatoriedade de ser gestor da empresa.  Incentive mas sem que isso se transforme em um fardo. Respeite!

Jheruza Duailibi, coach, também responsável pelo marketing da COPPINI,  é formada em publicidade e propaganda pela Universidade Católica  Dom Bosco. Estudou marketing em Madrid – Espanha, no Instituto Europeu de Ensino Superior, com pós- graduação em comércio exterior e formação em coach pelo IBC.