Coisas que a faculdade não te ensinou
novembro 20, 2015
O desafio de olhar sua empresa como ela é (ou está)!
dezembro 10, 2015

Consultoria. O que é? Para que serve? Como ela pode me ajudar? Será que preciso de uma?

Consultoria de moda, estilo, consultoria de negócios, jurídica, de marketing e por aí vai…

Com a modernidade e a rapidez de todas as coisas batendo a nossa porta, hoje é quase uma exigência que saibamos um pouco de tudo. As informações e o conteúdo estão por todos os lados, somos bombardeados de conhecimento e aquele que não o absorve imediatamente é tido como desinformado, alienado e obsoleto. Não basta desempenhar seu papel, é necessário fazê-lo com excelência. 

Embora essa rotina soe exaustiva demais, todo esse processo pode ser fantástico! Desde que consumir, compreender e tornar-se especialista  nessa avalanche não se torne uma obrigatoriedade.

Dinâmicos como nunca, os lançamentos de hoje, amanhã serão ultrapassados! O que parece um paradoxo começa a fazer sentido.

Se temos acesso a todas as informações quanto quisermos, qual a necessidade de buscar uma consultoria em algo tão específico?? A resposta se esconde atrás da própria pergunta.

Se você é um empresário do ramo alimentício ou da construção ,por exemplo, certamente esta tão afogado em informações referentes ao seu nicho de mercado, são tantas as novidades e demandas em seu campo de atuação, que não te sobra tempo, e  talvez,  nem saúde para ir a fundo em outro tema.

Porém, empresas são organismos vivos e, portanto, mutáveis. Os problemas surgem e com eles a necessidade de buscar alternativas. O fato é que muitas vezes o que exige o olhar atento de empresário, pode não estar relacionado a sua formação ou especialidade.

Se você vende peças automotivas, seu foco é tecnologia, motores, mecânica. Talvez não esteja sabendo lidar com o marketing de sua empresa, com a gestão de sua equipe ou mesmo algum entrave jurídico.

Em um primeiro momento, devido a facilidade da internet, todos recorremos ao consultor dos consultores, o Google!!! Como um passe de mágica, a resposta surge na tela. Porém o que parece a solução de todos os problemas pode torná-lo ainda maior. Essa trajetória pode ser angustiante e até desesperadora.

Quem de nós nunca abriu um exame médico e ao procurar respostas para uma unha encravada, quase gerou um problema cardíaco?! Então…

Consultores são especialistas em determinados assuntos que você não tem obrigatoriamente que dominar, mas isso não quer dizer que sua empresa não esbarrará neles.

O foco de qualquer negócio é lucro. Mas obtê-lo não é uma receita obvia. Manter seu olhar no objetivo final não deve cega-lo para o entorno. A trajetória no mundo dos negócios pode ser mais significativa que a chegada ao destino.

Todos desejamos fazer parte de uma empresa saudável, com ciclo de vida estendido, com clima organizacional adequado, com colaboradores comprometidos, equipe motivada, remuneração compatível, boa imagem institucional e blá, blá, blá…

Bons produtos + Bom preço não é = a sucesso!!!

O mundo que era tão grande e inacessível, hoje em um clique está em suas mãos.

Saber a hora certa de delegar, não significa excluir-se do processo, somente qualificá-lo! 

 

Jheruza Duailibi, responsável pelo marketing da COPPINI, é formada em publicidade e propaganda pela Universidade Católica  Dom Bosco. Estudou marketing em Madrid – Espanha, no Instituto Europeu de Ensino Superior e fez pós- graduação em comércio exterior.