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Procurando emprego? VOCÊ é o seu cartão de visitas!

Conquistar e manter um emprego requer habilidades que vão para além da formação acadêmica e dos cursos técnicos de qualificação e especializações diversas. A empregabilidade relaciona-se a um conjunto de condições objetivas que configuram a dinâmica do mercado e a adequação subjetiva e comportamental do profissional, ou seja, a forma como VOCÊ age, se veste e se apresenta são realmente seu cartão de visitas.

 

Para o autor Idalberto Chiavenatto (2009), com as rápidas mudanças do mercado, com o desaparecimento de velhas ocupações ocasionadas pelo desenvolvimento de tecnologias, o perfil do profissional deve acompanhar o ritmo dessas mudanças para permenecer na disputa pelos empregos criados pelas novas necessidades e atuais demandas. Se a natureza dos postos de trabalho muda, cabe ao profissional perceber tais mudanças e orientar sua conduta de modo a apropriar-se do conhecimento e das habilidades que o tornem apto aos cargos vigentes.

As empresas estão em constante reinvenção, os contratos de trabalho estão cada vez mais flexiveis, mutáveis e multifuncionais. Para que as empresas sobrevivam faz-se necessário o planejamento estratégico alinhado a realidade objetiva da demanda. Produzir mais e em condições otimizadas é um dos desafios da organização, desta forma, contratar as pessoas certas para os novos postos de trabalho é uma necessidade básica, outra necessidade é promover a mudança de postura por parte dos profissionais.

Contudo, a empregabilidade reside em acompanhar os movimentos de reinvenção das empresas, se estiver empregado é manter-se ativo neste processo, e , assim como para aqueles que estão buscando uma vaga, deve-ser entender a dinâmica do mercado, para evidenciar em ações o significado de ter espírito inovador, capacidade de planejamento, flexibilidade para mudanças, trabalho em equipe e liderança.

Cabe ao profissional desenvolver sua capacidade de gestão de sua própria vida, e de tornar-se e manter-se apto a ocupação de um cargo dentro da organização, isto requer comportamentos especificos, próprios do cenário global, de aspectos característicos de sua região ou comunidade, e especialmente ao campo de atuação.

Na atualidade, uma responsabilidade do profissional tornou-se fundamental na busca e na manutenção de uma vaga de emprego, que embora pareça esgotado para alguns ainda se faz necessário abordar, refere-se a apresentação de um bom currículo impresso e a apresentação pessoal. Em outros termos, podemos chamar esta responsabilidade de estratégia de marketing pessoal. Trata-se da imagem pessoal que o profissional imprime para o mercado de trabalho, da percepção de si e do outro nas relações de trabalho e dos resultados de tal apresentação.

Há uma enorme disponibilidade de material que aborda a apresentação do profissional, ou o marketing pessoal, seja em material impresso como artigos em revistas, jornais ou livros dedicados ao tema, e também a vasta e crescente disponibilização de material on line. Cabe aos profissionais da psicologia questionar o motivo de que mesmo diante de tamanha informação, diversos candidatos ainda tem sua apresentação prejudicada representando desleixo, despropósito ou simplesmente a desqualificação.

Para cada processo de recrutamento e seleção há variaveis relevantes e especificidades exigidas para o cargo e para o perfil profissional desejado pela empresa. Porem, há algumas diretrizes globais a serem observadas.

Os padrões apropriados de vestimenta para ambientes comerciais variam de acordo com o país, a cultura e a indústria. Cada empresa possui seu próprio código de vestimenta, estar com a aparência alinhada com este código se faz importante.

De forma geral é aconselhado apresentar-se com roupas limpas que não chamem atenção, seja por estampas de marcas, material adulto como imagens de pornografia, frases de violência ou cunho sexual, uso de cigarro, alcool ou drogas, ou por mostrar partes do corpo. A indicação é evitar qualquer roupa que destoe com o uniforme ou padrão de vestir dos funcionários do ambiente comercial. Além disso, aconselha-se evitar exageros de perfume e maquiagens. O cabelo, bigode e barba são itens que devem receber atenção para evitar a impressão de desleixo.

Outro item da apresentação pessoal é o curriculo impresso, as informações que são fornecidas neste documento devem ser verdadeiras e oferecer clareza para o avaliador conhecer o perfil do profissional.

Os dados de identificação pessoal constam do nome completo, telefone ativo, endereço atualizado, não é necessário inserir número de documentos como o RG ou CPF, limite-se a fornecer a categoria da CNH, A, B, A/B se possuir.

A tentativa de impressionar o avaliador com uso de frases de efeito ou de palavreado lisonjeiro não agrega valor ao currículo e pode ainda provocar algum mal estar no leitor que é forçado a ler o conteúdo desnecessário. Por exemplo, no tópico Objetivo, alguns candidatos usam de elogios à empresa: – “Pretendo fazer parte desta conceituada Empresa” – “Trabalhar em uma loja bonita e diversificada como esta trará ganho pessoal” – “Encontrar amigos na equipe vencedora e vestir a camisa da empresa de sucesso”.

Deve-se descrever as atividades desenvolvidas no Histórico/Experiência Profissional, prevenindo-se o uso de aspectos emocionais, o foco deve ser as ações e os resultados obtidos. A avaliação do perfil, dos traços de personalidade e das respostas emocionais são atribuições do avaliador durante a entrevista.

Exemplo de Informações Importantes no Currículo Impresso

 

Joe Jobseeker

Engenheiro de Produção

joe@jobseeker.com

801-555-0123

 

Fornecer o nome completo, telefone e e-mail ativos.
Objetivo    
Engenheiro Sênior   Especicar aqui o cargo pretendido
Experiencia Profissional  
Profissional em engenharia de produção com 20 anos de experiência em armazenamento de dados e eletrônica de consumo. Desenvolvimento de produtos, engenharia de testes, gestão de programas e apresentação de novos produtos para clientes. Experiência administrativa no desenvolvimento da engenharia multidisciplinar. Fazer uma descrição concisa do trabalho que atualmente realiza, ou do último emprego.  Evite abreviações, linguagem muito técnica, ou jargões da indústria que seus contatos possam não entender.
Realizações    
Diretor de Manufatura Sênior: Apresentação de um novo tipo de fita para armazenar dados no mercado, o que aumentou os lucros da empresa em 30 por cento.

 

Esta informação permite que os outros entendam como você pode agregar valor a qualquer organização. Ajuda a avaliar a capacidade de conseguir resultados.
Histórico Profissonal    
Indústrias Maxtor, Diretor de Manufatura Sênior de 2002 até o presente

Indústrias Iomega, Diretor de Engenharia de Manufatura de 1996 até 2002

 

Citar os trẽs ultimos empregos com o nome da empresa, data de admissão e demissão.
     
   

 

Fernando Carminati, é ponta- poranense ,acadêmico de Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e esta iniciando sua jornada profissional como estagiário curricular em gestão de pessoas na COPPINI Estratégias Humanas.