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Qual Posicionamento você deseja ter?

Diversas pessoas confundem o marketing com vendas e propaganda, o que se justifica em razão de sermos todos os dias bombardeados  com inúmeros comerciais de TV, anúncios em jornais e revistas, malas-diretas, telemarketing, etc.

Mas, essas ações mencionadas são partes  de um todo – um composto de marketing – que consiste na parte de um conjunto de instrumentos utilizados pelo marketing.

Lendo sobre alguns conceitos e definições básicas do Marketing e sua relação com a área de negócios, percebo que não importa a área na qual estamos lotados no organograma funcional da empresa, todos nós devemos exercer ações de marketing (ações de relacionamento), procurando entender o mercado de forma a atendê-lo, visando, inclusive, aos interesses de nossa empresa nesse mercado.

Estou falando de uma responsabilidade que poderia ser não apenas de um profissional específico dentro da empresa –  como um especialista. O marketing deve transformar-se numa `filosofia”  dentro das empresas e  impregnar a todos que nela atuam.

Se pudéssemos  aqui considerar uma palavra que represente o marketing, essa palavra seria processo. Mas o que é um processo? O processo é uma atividade que consiste na análise do ambiente do mercado, no planejamento, na implementação e no controle de ações que permitam a empresa atuar nesse mercado com relativo sucesso.

“A batalha do marketing”  não se dá exclusivamente no mercado, mas inicia-se na mente do consumidor. Ganhar a mente dele significa, em decorrência, ter uma grande chance de ganhar também o mercado. Por que seu produto pode ser muito bom, ter um preço competitivo, ser bem distribuído e bem-comunicado (segundo aquilo que você acredita), mas se o consumidor para o qual ele é oferecido não o percebe dessa forma, então de nada adiantarão seus esforços no mercado.

Afinal para se ter sucesso numa sociedade saturada de comunicação uma empresa deve Criar uma posição na mente de seu cliente em potencial. E um posicionamento de marketing é exatamente isso, uma posição que leve em consideração não apenas suas forças e franquezas, mas as dos seus concorrentes também.

Cabe ao empreendedor questionar-se: – O que você (sua empresa ou sua marca) faz na mente do cliente em perspectiva?

Katharine Medina é psicóloga e Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching.
Tem experiência em consultoria de gestão de pessoas e atualmente é  consultora atuando na area de estratégias comerciais da Coppini, Estratégias Empresariais.