Por que se ter uma estratégia?
setembro 23, 2014
Psicologia da liderança: por que um líder se corrompe?
outubro 8, 2014

Sem amigos no trabalho… Fica difícil!

Enquanto acompanho o dia-a-dia de algumas empresas, cheguei a ouvir algumas vezes alguém falando “estou aqui para trabalhar, não para fazer amigos”. Ouvir essa frase me dá uma pena tremenda por imaginar o quanto a vida dessa pessoa deve ser difícil. Trazendo para a minha realidade, me imagino sem amigo nenhum no meu ambiente de trabalho e percebo o quanto algumas pessoas fazem enorme diferença positiva na nossa performance, consequentemente nos nossos e resultados e até mesmo na nossa qualidade de vida.

Você tem um amigo no seu trabalho? Preste atenção! Não estou me referindo a qualquer um, estou falando daquele “amigo de fé, irmão camarada”, aquele que você pode contar, pedir uma opinião sincera, que se preocupa com você, que te apoia quando algo não dá certo e comemora seus pequenos feitos, aquele que a poesia de Maria Inês Simões chama quem “ te acolhe na realidade de suas desesperanças e te aconchega em palavras sinceras quando necessitas.

Se a resposta for sim, comemore! Sua vida é bem mais fácil do que se essa pessoa não existisse. O americano Tom Rath ouviu mais 9 milhões de pessoas em mais de 114 pessoas, constatando assim que quem tem pelo menos um grande amigo dentro da empresa é sete vezes mais produtivo, criativo e mais engajado com os projetos da empresa.

Se você realmente está com dificuldades para fazer amigos, como os casos que contei no início, talvez você precise começar a fazer amizade com quem está do seu lado. Calma, não estou dizendo que o seu trabalho é uma sala de bate-papo para conhecer pessoas, mas já que o processo de socialização é algo inevitável, que ele aconteça de maneira confortável e que lhe ajude na vida pessoal e profissional.

Estar em um ambiente que realmente te deixa seguro em relação as pessoas que estão ao seu lado deixa qualquer trabalho muito menos cansativo, além de deixar a o seu cotidiano mais divertido. Mas lembre-se: a amizade é o único sentimento que só pode acontecer se ambos estiverem sentindo o mesmo, por isso fazer amigos também é se mostrar disponível a ajudar, se mostrar confiável, se mostrar amigo. Pois como diz a música: “No matter who you are, no matter where you go in life, in some point you go need somebody, to stand by you.” (Não importa quem você é, não importa onde você vá, em vida, em algum momento você vai precisar alguém, para te dar uma força”)

Jonata Lima é psicólogo formado pela Universidade Católica Dom Bosco, especialista em psicologia do trabalho. Tem experiência em consultoria de gestão de pessoas e atualmente é executivo de treinamentos da Luciano Coppini Treinamento e Desenvolvimento, atuando como instrutor em treinamentos comportamentais e como auxiliar em treinamentos comportamentais de alto impacto.