Autoconhecimento para o sucesso profissional
dezembro 15, 2015
Recrutamento e Seleção
Janeiro 13, 2016

Trabalhe apenas pelo que você acredita

Pergunta confusa que deveria ser utilizada até em entrevistas de seleção: Em que você acredita?

No nosso trabalho, muitas vezes você deve perguntar “eu realmente acredito nisso?”. Se a resposta for não, meu amigo, dificilmente você atingirá alta performance.

Você vendedor, que duvida da qualidade (ou pelo menos do custo benefício) do seu produto, esqueça nunca atingirá alta performance em vendas.

Você líder, que duvida que sua equipe possa dar conta do recado, pode evoluir, pode bater alguma meta, esqueça! Nunca atingirá alta performance em liderança.

Você imagina Hitler lamentando por aí: “Bom, eu acho que a raça ariana é uma raça superior, mas não tenho certeza. Como eu queria que todos acreditassem também”.  Você acha mesmo que o Führer da Alemanha conseguiria convencer uma população tão grande?

Claro que para comprar uma ideia (bem como um produto), nós precisamos questioná-lo. Por isso, não seja teimoso. Permita-se ser convencido por uma ideia que você, a princípio, pensava ser errada.

As coisas não precisam ser sempre do jeito que você quer. Mas lute apenas pelo que você acredita. Se você foi solicitado a fazer uma tarefa que acredita que dará errado, questione, dê sugestão de fazer diferente.

Independente do que você faça, nunca conseguirá ser o melhor no que faz se não acreditar que está fazendo do jeito certo. Independente da empresa onde você trabalha, se você acha que ela não tem um futuro, dê vaga para alguém que acredita, pois a probabilidade de dar certo com essa pessoa é muito maior do que com você.

Jonata Lima é psicólogo, pela Universidade Católica Dom Bosco, especialista em psicologia organizacional e do trabalho com gestão em qualidade. Também possui formação e certificação internacional em life coach e é Executivo de treinamento da COPPINI