PMP – Gestão de desempenho!
outubro 15, 2014
O que importa é a atitude.
novembro 11, 2014

Você está resolvendo o problema certo?

A atividade que realmente agrega valor em business hoje, é o que chamamos de “enquadramento de problemas”.

É isso mesmo; não é tanto solução de problemas (problem solving),é o enquadramento certo que garante a solução certa para o problema certo.

Solução de problema em si virou uma atividade commoditizada porque tem muita gente inteligente pelo mundo buscando soluções (hindus, coreanos, chineses, israelenses, e outros, além, é claro, dos suspeitos de sempre – japoneses, americanos, europeus…). Saber como fazer as pergunta certas de início, é crucial.

Encare logo a seguinte verdade estatística – há muito mais gente boa fora de sua empresa do que dentro. Não há problema que você consiga resolver que outro não consiga. Resolver problemas não gera mais vantagem competitiva.

O que gera vantagem competitiva é produtividade em solução de problemas, ou seja, a rapidez com que você consegue resolver os problemas certos.

A Apple só é líder em inovação porque é mais produtiva na solução dos problemas (certos) do que os demais (ela resolve problemas certos mais rapidamente e com menos recursos que os competidores).

A Kodak tentou um monte de supostas “inovações” antes de quebrar. Ela queria manter as margens de seu negócio tradicional de filmes fotográficos, mas as pessoas não se interessam por filmes, interessam-se, isto sim, por registrar imagens de temas que considerem importantes em suas vidas. Desde o homem das cavernas é assim. O problema certo para a Kodak era: “como podemos ajudar as pessoas a registrar imagens, da forma mais rápida/barata/conveniente?”. Era isso, e não: “como manter as vendas de meus filmes”? As “inovações” que a Kodak tentou para resolver seu “problema” não eram inovações. Por quê? Porque o mercado disse que não eram. Inovação é o que o mercado diz que é.

Capacidade inovadora se mede pela taxa de solução de problemas certos. O primeiro passo para isso é enquadrar o problema direito.

Revista Época Negócios